DIVULGUE SEU NEGÓCIO AQUI!

DIVULGUE SEU NEGÓCIO AQUI!
WHATS (43) 9 9979-8834

terça-feira, 6 de maio de 2014

ARTIGO: Pense global, mas aja local

**Marcio Paulik
Quando meu pai abriu a primeira filial da Lojas MM, ele apostou no potencial do Paraná. Nesses 36 anos de história, a capacidade produtiva e a excelência da mão de obra do estado se confirmaram. Recentemente, a revista Exame divulgou uma pesquisa da Urban Systems que coloca o Paraná como o segundo melhor estado do país para abrir um negócio, atrás apenas de São Paulo. Dez cidades paranaenses estão entre as 100 melhores do Brasil para investir. O estudo analisou 293 municípios com mais de 100 mil habitantes. Foram levantados itens como o número de trabalhadores com curso superior, índice de coleta de esgoto, número de leitos por habitantes e outros indicadores para identificar os mercados mais promissores.

É claro que a atração de indústrias e o resgate da confiança do setor produtivo são importantes. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontou que o Paraná tem a maior expansão industrial do Brasil. O estado não é destaque apenas entre as grandes indústrias e multinacionais. O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) indicou o Paraná como o melhor ambiente para micros e pequenas empresas.

O programa Varejo Mais – Mais Vendas, Mais Competitividade, do Sebrae, já conta com a adesão de 27 empresas. Elas irão contar com um consultor especialista em varejo que fará o diagnóstico da loja, consultoria, planejamento estratégico, gestão de visual, finanças e vendas. O comércio é um dos grandes geradores de emprego e precisa ser fomentado. As pequenas e médias empresas são responsáveis pela grande maioria das vagas de trabalho.

Defendo a ampliação de ofertas de microcrédito para que os pequenos empresários se fortaleçam no mercado e tenham cada vez mais competitividade. É preciso auxiliar os jovens que estão em busca do seu primeiro emprego oferecendo capacitação e aprimoramento profissional para que eles possam ingressar no mercado de trabalho. Mulheres acima de 40 anos que nunca trabalharam ou pararam suas atividades para cuidar da família também enfrentam dificuldades para encontrar um emprego. Outra sugestão que gostaria de deixar à disposição do poder público é a criação de uma linha de financiamento subsidiado para formandos que estiverem com projetos de abertura de suas próprias empresas.

Nós já avançamos muito, mas ainda há um longo caminho a percorrer. O Paraná é a terra de uma gente honesta e trabalhadora. Com coragem e determinação vamos fazer desse estado um grande celeiro de pequenas empresas e destaque em empregabilidade.

**Marcio Pauliki é formado em administração pela UEPG, especialista em Gestão Empresarial pela FGV com cursos de extensão em Administração e Marketing pela London University (Inglaterra) e University of Berkeley (EUA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentário não representam a nossa opinião